Blog Top Title

ELEVATE YOUR IT MARKET AWARENESS

Destaques de julho de 2025: Webinars semanais do Fórum da Indústria de TI da CONTEXT


Destaques de julho de 2025: Webinars semanais do Fórum da Indústria de TI da CONTEXT
market analysis context

Destaques de julho de 2025: Webinars semanais do Fórum da Indústria de TI da CONTEXT


Toda quarta-feira, nossa equipe de analistas especializados da CONTEXT oferece insights valiosos sobre as tendências da indústria de TI que estão moldando os negócios de canais na Europa e em outras regiões. Os webinars do Fórum da Indústria de TI da CONTEXT servem como um excelente recurso para acessar as informações de mercado mais recentes.

Entre os destaques de julho de 2025, temos boas notícias para os distribuidores do Reino Unido e para as vendas de monitores para o consumidor, além de um desempenho sólido em junho, impulsionado por vendas significativas de sistemas pessoais.

Distribuição domina as vendas de PCs empresariais em maio

Um dos principais serviços da CONTEXT é o Routes to Market, que avalia a participação das vendas de canais que passam ou não por distribuição para produtos e mercados-chave. Os dados mais recentes de maio revelam que 44% das vendas de PCs são realizadas por meio de distribuição, um número consistente com o do mês anterior. Em contrapartida, as vendas não via distribuição (ou seja, revendedores) representam 37%, enquanto as vendas diretas do fornecedor representam 18%.

A distribuição, em particular, desempenha um papel mais significativo no segmento de PCs empresariais, com 48% das vendas realizadas por meio de distribuição, em comparação com 29% por revendedores e 23% por canais diretos do fornecedor.

Analisando os dados nos quatro principais países, o cenário é mais complexo. No ano passado, a França registrou uma média de apenas 32% das vendas fluindo por meio de distribuição, em grande parte devido a grandes revendedores que tendem a adquirir diretamente dos fornecedores. Em comparação, a Itália mostra uma tendência notável, com 71% das vendas durante o mesmo período vindo por meio de distribuição. Essa tendência é impulsionada por um mercado de pequenas e médias empresas (PME) robusto que depende amplamente dos canais de distribuição, tornando mais comum que revendedores maiores utilizem essas vias para aquisição.

Vendas de monitores para o consumidor estão em alta

O investimento empresarial em monitores ainda não está aumentando como esperado, levando a um mercado impulsionado principalmente pela demanda do consumidor. Dados recentes do nosso Index Revenue Trend indicam uma retomada da atividade desde a Semana 15; no entanto, tanto os mercados de consumo quanto os empresariais permanecem abaixo da linha de base do índice.

Um desenvolvimento notável é o crescente interesse em monitores docking, que atingiram quase 140 no índice na Semana 26. No ano passado, observamos uma mudança no comportamento de compra, com os consumidores mostrando preferência por monitores docking devido à sua funcionalidade aprimorada em um único formato de dispositivo. Em contraste, as vendas de monitores gaming estão em desaceleração, pois os consumidores estão realocando seus orçamentos para PCs em vez de periféricos.

Vendas de distribuição atingem 4,9% no segundo trimestre de 2025, com sistemas pessoais em disparada

Em junho, as receitas de vendas por meio de distribuição registraram um aumento de 2,3% em relação ao ano anterior (YoY), refletindo a continuidade do impulso positivo para o segundo trimestre, que teve um crescimento geral de 4,9% YoY. Embora a taxa de crescimento em junho tenha sido mais lenta em comparação com os aumentos vistos em abril e maio, o impacto dos sistemas pessoais permaneceu significativo.

A renovação de notebooks com Windows 11 contribuiu notavelmente para um forte aumento nas vendas nesta categoria, que registrou um crescimento impressionante de 11,7% YoY. A infraestrutura também teve um bom desempenho, com um aumento de 4% YoY em junho. No entanto, outros segmentos enfrentaram desafios, com as telecomunicações experimentando um declínio de 6,9% e software e serviços caindo 0,4% no mesmo período. Regionalmente, os países nórdicos exibiram o maior crescimento de receita, alcançando um aumento impressionante de 21% YoY.

Mercado do Reino Unido resiliente apesar das difíceis condições macroeconômicas

Em abril e maio, o Reino Unido experimentou uma contração no PIB por dois meses consecutivos, influenciada principalmente por mudanças na atividade empresarial resultantes de novas políticas fiscais e preocupações com possíveis tarifas dos EUA. Apesar dessas condições macroeconômicas desafiadoras, os distribuidores do país alcançaram um notável crescimento de receita de 6,5% YoY no segundo trimestre, posicionando-os em segundo lugar, atrás apenas da Espanha.

Após um difícil quarto trimestre de 2024 e o primeiro trimestre de 2025, o crescimento empresarial se recuperou em todos os três canais de distribuição, contribuindo para um crescimento geral de 4% em relação ao ano anterior. No cenário de consumo, um crescimento significativo está sendo impulsionado pelas vendas de redes de varejo, que viram um aumento impressionante de 34% YoY no segundo trimestre. Uma parte substancial desse aumento é atribuída às renovações associadas ao Windows 11, juntamente com um grande acordo que levou a um notável aumento de 246% YoY nas vendas de componentes de computação no mesmo período.

Valor impulsiona o impressionante crescimento no primeiro semestre de 2025

No primeiro semestre de 2025, as vendas por valor superaram as vendas por volume, atribuídas principalmente às categorias de software e infraestrutura. As vendas por valor tiveram um crescimento ano a ano de 7,8%, enquanto as vendas por volume aumentaram 2,2%, com os computadores pessoais desempenhando um papel significativo nesse crescimento.

No geral, as vendas para o período refletiram um aumento de 5% em relação ao ano anterior. Notavelmente, software e serviços registraram uma taxa de crescimento de 11%, sistemas pessoais aumentaram em 8%, e as vendas de infraestrutura subiram 7% YoY. Entre os fornecedores, a VMware emergiu como líder com uma impressionante taxa de crescimento de 80%. Além disso, Fortinet, Check Point e Red Hat demonstraram um desempenho considerável no primeiro semestre de 2025, cada um alcançando um crescimento de receita de aproximadamente 20% em relação ao ano anterior.

Para saber mais sobre essas e outras tendências do canal de TI, sintonize os webinars semanais do Fórum da Indústria de TI da CONTEXT. Cadastre-se aqui.


 

Recent posts


European cybersecurity: a market in paradox