Destaques do Fórum da Indústria de TI da CONTEXT: Janeiro de 2024


Destaques do Fórum da Indústria de TI da CONTEXT: Janeiro de 2024

Destaques do Fórum da Indústria de TI da CONTEXT: Janeiro de 2024


Os distribuidores de TI estão passando por um período de volatilidade. Incertezas geopolíticas, desafios na cadeia de suprimentos, escassez de componentes e pessimismo macroeconômico são apenas a ponta do iceberg. Agora, mais do que nunca, os líderes dos distribuidores precisam de dados confiáveis e inteligência de mercado para fundamentar decisões críticas de negócios. A CONTEXT tem oferecido tais informações por mais de quatro décadas.

Para manter os clientes atualizados, realizamos webinars todas as quartas–feiras. Esses fornecem insights sobre tendências semanais, mensais e trimestrais por país, categoria e fornecedor.

Aqui estão os destaques das sessões de janeiro.

Q4 2023

Nosso webinar de 10 de janeiro incluiu uma prévia das cifras de receita de vendas europeias do Q4 2023. Ao final, o crescimento da receita para o trimestre ficou em –4,3% ano a ano com as vendas de telecomunicações incluídas e –5,4% excluindo o setor. Isso é muito melhor do que nossas previsões de –8% e –8,4%, respectivamente. Durante esse tempo, as vendas em volume (que caíram –4% ano a ano) superaram as vendas em valor (queda de –5%).

O crescimento da receita para o ano completo foi de –5% ano a ano incluindo telecomunicações e –5,5% excluindo telecomunicações: nossas previsões de 2% e 1,8% foram mais otimistas.

Embora o H1 2024 já esteja parecendo fraco, é animador notar que os números do Q4 2023 foram uma melhoria em relação aos trimestres anteriores e que os comparativos serão mais favoráveis à medida que avançamos por 2024.

Pesquisa de inicio de ano

Realizamos uma pesquisa com aqueles que participaram do nosso webinar de 24 de janeiro para obter suas opiniões sobre o ano vindouro. Interessantemente, 38% previram crescimento estável para o Q1 2024 e 27% disseram esperar que as receitas caíssem entre –1% e –3% ano a ano. A maioria 58% previram crescimento de 1–5% para o ano completo. Software é o setor que 63% dos participantes antecipam que crescerá mais rapidamente, a Polônia foi identificada por 40% dos presentes como o país onde as vendas provavelmente aumentarão mais, e as opiniões foram divididas sobre qual distribuidores verá o maior crescimento com 40% escolhendo revendedor corporativo e outros 40% SMR.

Pequenos y médios revendedores preparados para sucesso em cibersegurança

O analista Joe Turner compartilhou suas percepções de cibersegurança para o ano à frente. Baseado nas vendas durante as últimas semanas de 2023, ele espera que os revendedores menores que oferecem soluções para PMEs tenham um Q1 2024 de sucesso. No setor de cibersegurança, o final do ano é importante porque muitos clientes renovam ou atualizam neste momento. Joe também destacou desinformação/má–informação, treinamento e conscientização, e inteligência de ameaças impulsionada por IA e análise de dados como temas–chave que provavelmente influenciarão este mercado em 2024.

LFDs terminam 2023 fortemente

Também ouvimos que o Q4 2023 trouxe uma surpresa agradável para o mercado de display de grande formato (LFD) – crescimento nas vendas de unidades 9,4% ano a ano e receitas –3,7% ambos superaram confortavelmente nossas previsões. As bases desse crescimento foram LFDs interativos 32%, displays LED direct–view 19% e sinalização –1%. A queda nas receitas foi o resultado da diminuição dos ASPs: por exemplo, os ASPs para LFDs interativos foram –18% menores do que no mesmo trimestre de 2022.

Estamos prevendo um início mais moderado para 2024 para este setor porque muitos compradores de TI adiam compras até terem visto o que está em oferta na conferência ISE de janeiro em Barcelona e porque problemas de fornecimento relacionados à situação no Mar Vermelho impactarão os níveis de estoque e vendas.

Números de revendedores no Reino Unido caem

E também surgiram dados interessantes no painel de revendedores da CONTEXT. O número de revendedores ativos na França, Itália, Espanha e Reino Unido caiu –5,4% ano a ano em dezembro de 2023, com a maior queda –7,8% no Reino Unido. Isso significa que o Reino Unido agora tem menos revendedores do que a Espanha pela primeira vez. É interessante notar que os revendedores remanescentes não pareceram se beneficiar disso, já que a receita por revendedor no país permaneceu estável.

Para se manter atualizado com as últimas percepções do mercado de distribuidores de TI, registre–se para participar do nosso próximo webinar do Fórum da Indústria de TI aqui.