Conjunto de chips compatível com IA prontos para impulsionar as vendas de PCs no final de 2024 em diante


Conjunto de chips compatível com IA prontos para impulsionar as vendas de PCs no final de 2024 em diante

Conjunto de chips compatível com IA prontos para impulsionar as vendas de PCs no final de 2024 em diante


É difícil falar sobre as tendências atuais em TI sem mencionar a IA. Isso se deve ao sucesso explosivo do ChatGPT no ano passado, que gerou inúmeras aplicações de chatbot semelhantes do Google, GitHub e outros; todos alimentados por modelos de linguagem grande (LLMs).

Agora, uma nova geração de chips está incorporando IA aos PCs. Isso pode sinalizar uma nova onda de demanda por parte de consumidores e empresas ansiosos para aproveitar essa tecnologia.

Operando localmente

A IA tem casos de uso em todo o âmbito empresarial e de consumidores, desde aprimorar a produtividade de codificadores até assistentes virtuais inteligentes domesticos. Antes, a potência de processamento necessária pelos algoritmos de IA só podia ser fornecida por servidores em nuvem de back–end – frequentemente em supercomputadores. No entanto, isso está mudando graças a uma nova classe de chips projetados para tornar a IA uma realidade no nível dos dispositivos.

Os chips AMD Ryzen AI, Apple M3, Qualcomm Snapdragon X Elite e Intel Core Ultra estão entre os designs de IA atuais que estão sendo incorporados aos PCs, embora outras opções estejam previstas para seguir o mesmo caminho. Eles apresentam Unidades de Processamento Neural (NPUs) dedicadas, que ajudam a acelerar tarefas e aplicações de IA localmente, em vez de precisar recorrer a servidores na nuvem.

Maior uso, maior demanda

O impacto pode ser significativo. A demanda por PCs reduziu desde o final de pandemia. Mas à medida que mais casos de uso surgem, as organizações começarão a buscar dispositivos habilitados para IA para permanecerem competitivas, enquanto os consumidores verão como indispensáveis para tarefas criativas e jogos.

Isso não acontecerá rapidamente. No quarto trimestre de 2023, apenas 10% dos PCs eram baseados em conjuntos de chips com capacidade de IA. Todos esses eram da linha M da Apple ou da AMD, mas em breve veremos produtos baseados em chips lançados recentemente, e novos concorrentes podem entrar no mercado. Até o último trimestre de 2023, a Intel detinha 73% do mercado europeu, seguida pela AMD (17%) e Apple (7%). No entanto, a Qualcomm pode expandir com sucesso sua presença estabelecida há muito tempo em dispositivos portáteis para notebooks.

Isso provavelmente começará a influenciar o mercado no final de 2024 e, posteriormente, de forma ainda mais evidente em 2025.

Em breve, os assinantes da CONTEXT poderão ler todos os detalhes sobre o cenário de fornecedores de processadores e sobre as vendas de PCs com IA nos relatórios SalesWatch Distribution e Total Market.

Mantenha–se atualizado sobre as últimas notícias na indústria de TI seguindo a CONTEXT Brasil no LinkedIn.